Slide toggle

É praticamente impossível pensar nas festas de fim ano sem que os tradicionais fogos de artifício não venham na cabeça. Durante o decorrer do ano, é normal a queima de fogos em comemoração isoladas, principalmente aquelas comemorações que remetem à times de futebol que tenham ganho algum campeonato ou competição, mas é no fim do ano que essa prática se mostra mais presente.

Por mais que a queima de fogos seja algo bonito, para quem vive em um condomínio, além de perturbadora, essa prática pode ser bastante perigosa. O barulho proveniente das explosões de fogos na atmosfera é ainda mais alto para quem vive na parte superior de um condomínio, o que acaba por irritar bastante alguns moradores e arruinar completamente o sossego dos mesmos. Mas, esse problema não chega nem perto do risco que uma explosão de um artefato explosivo direcionado à uma sacada ou janela de condomínio pode causar.

Um bom exemplo é o vídeo abaixo, gravado por um cinegrafista amador não identificado (também responsável pelo mal uso do artefato). As imagens mostram um foguete de classe D  que, depois de acendido, atinge em cheio a sacada de um prédio residencial. O vídeo fora captado da internet. Não há demais informações sobre o ocorrido e os responsáveis.

É importante que a utilização desses fogos esteja de acordo com a legislação brasileira e que seu manuseio seja realizado por adultos, de preferência profissionais que saibam utilizar corretamente este material. O local deve ser aberto, preferencialmente longe de estruturas residenciais verticais (afim de evitar ocorridos como o mostrado no vídeo acima), não muito próximo à pessoas que possam ser atingidas por estilhaços ou pelo próprio artefato e colocado devidamente em seu suporte, sempre apontado para cima.

A compra e manuseio de artefatos explosivos de classe C e D é proibida à menores de 18 anos. Os de categoria A são liberados para uso de indivíduos acima dos 12 anos de idade, desde que supervisionados por um adulto ou responsável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *