Slide toggle

Atualmente vemos que a prática do exercício físico não vem sendo acompanhada por profissionais de educação física, o pode se tornar perigosa. Os educadores físicos sabem da importância de uma prescrição adequada para a promoção de saúde, para a reabilitação e para o rendimento esportivo. Desta forma, estes profissionais devem mostrar a importância de uma prática de exercício bem planejada e orientada.

Para dar inicio ao treinamento, o ideal e o recomendado é uma avaliação médica para saber o nível de condicionamento físico que está o praticante e se existe alguma lesão ou doença que possa influenciar na prescrição do programa do treinamento. A alimentação adequada ajudaria este praticante alcançar seus objetivos de uma forma mais rápida e eficiente e até mesmo se tornando um aliado no controle da saúde. Nessa perspectiva, já se tem mais dois profissionais, médico e nutricionista.

Assim como os medicamentos, existe uma dose certa para todos os tipos de exercícios e quem é responsável por essa prescrição é o profissional de educação física, que teve controlar as variáveis do treinamento levando em consideração os princípios metodológicos, fisiológicos e biomecânicos para a prescrição do programa de treino. Tornando essa prática segura, prazerosa e eficiente.

Hoje o educador físico faz parte de uma grande fatia de profissionais vinculados à prestação de serviços à saúde, sendo assim, seu trabalho também é importante na manutenção da prevenção de doenças. A prescrição do exercício físico prescrito e orientado por estes profissionais podem trazer benefícios tanto na saúde física como a mental. Se torna notável a importância de educador físico a pratica do exercício físico e no que se diz respeito a melhora no condicionamento físico e na saúde. Nada melhor que ter um profissional que tenha um cuidado e que na sua bagagem venha a responsabilidade, atenção, zelo, e a preocupação de associar atividades específicas para cada pessoa. A importância de ter um profissional orientando e acompanhando pode fazer toda a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *