Slide toggle

É possível dizer que, praticamente todos os que vivem ou que circulam dentro do condomínio, já vivenciaram a triste situação de se estar dentro de um elevador, e o mesmo parar por alguma falha técnica ou por falta de energia. Se você ainda não vivenciou uma situação como esta, leia com atenção as dicas dessa notícia para saber o quer fazer caso o elevador pare com você lá dentro.

Caso aconteça essa situação, esteja preparado e tentar manter a calma nessa hora é o melhor a se fazer.
Caso esteja acompanhado, tente acalmar as pessoas que estão com você, dizendo que é normal acontecer isso, e que o elevador não tem o risco de cair ou coisas do tipo.
Segundo os fabricantes, os elevadores têm ventilação necessária para respiração.
Não tente sair do elevador em nenhuma hipótese, principalmente se o mesmo estiver entre dois andares, pois o elevador pode voltar a funcionar a qualquer momento.
Acione o alarme do elevador, ligue para o porteiro através do interfone, ou ligue para o corpo de bombeiros. Caso isso não seja possível no momento, tente pedir ajuda de alguém que esteja de fora do elevador.
Não force ou danifique a porta! Tal ação pode dificultar o resgate quando a equipe de resgate chegar.

Caso você seja um morador, ou até o mesmo o síndico do condomínio, fique atento para saber o quer fazer nessa situação.

Não tente resgatar a pessoa presa por conta própria, muito menos permita que pessoas não capacitadas para aquele tipo de serviço tente tirar alguém do elevador.
O resgate por pessoas despreparadas, pode trazer riscos de vida, tanto para o passageiro que esta em apuros, quanto para a pessoa que esta fazendo o resgate.
Tente chamar a empresa responsável pelos elevadores ou o corpo de bombeiros, que são os únicos capazes de realizar o resgate, caso for necessário.
Em casos de que a pessoa que está presa, comece a passar mal, tente conversar com ela, e explique que todos os procedimentos estão sendo realizados e que logo ela sera resgatada.
Faça o possível para distrai-la. Converse sobre qualquer assunto com a mesma (perguntar sobre a vida é um bom início), sempre olhando-a no olho.
Independentemente da situação, o melhor a ser feito é manter a calma e esperar o resgate chegar! Não tome atitudes precipitadas e não entre em pânico.