Slide toggle

A missão dentro dos condomínios quando o assunto é energia elétrica é apenas uma: fazer a maior economia possível. Se esta atitude já é comum em tempos de pleno fornecimento elétrico, neste período de racionamento que agora vivemos se torna ainda mais importante economizar energia no condomínio. A boa notícia é que fazer a redução dos gastos elétricos não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Com o avanço constante da tecnologia, torna-se ainda mais simples estimular o consumo consciente dos recursos de energia. Para te ajudar a entender a importância de aproveitar melhor a energia elétrica e para que você também economize no seu condomínio, o nosso artigo de hoje traz dicas valiosas. Acompanhe-as a seguir!

O gasto dos elevadores

A iluminação interna da cabine dos elevadores sociais é uma das maiores fontes de gasto de um prédio. Nos condomínios residenciais, as luzes internas do elevador ficam acesas ininterruptamente por todo o dia, por isso, a dica mais adequada a esse caso é fazer uso de lâmpadas de LED. As lâmpadas de LED têm vida útil muito superior à das lâmpadas comuns e seu gasto energético é consideravelmente menor.

Os elevadores modernos são desenvolvidos de maneira a gastar o menos possível em energia. Há uma dica para modernizar os elevadores, chamada Comando por Inversor de Frequência. Esta medida é capaz de economizar até 40% se comparados aos elevadores com comandos de relês. Isso porque o Comando por Inversor de Frequência envia ao motor dos elevadores apenas a quantidade de energia necessária para fazê-lo funcionar, evitando gastos excedentes.

Também é muito interessante se lembrar de desligar o elevador pela madrugada, quando dificilmente há uso do equipamento. É possível economizar muito em recursos com essa atitude, já que, desligando o elevador, as luzes da cabine são apagadas.

Sensores de presença vs. minuterias

Muita gente desconhece a diferença entre os sensores de presença e as minuterias. Os sensores costumam ser mais eficientes, mas caso haja uma gestão adequada das minuterias, elas podem ser muito eficientes para promover a economia. As diferenças entre os dois dispositivos são as seguintes:

  • Minuterias mantém a iluminação da área social ligada por um período determinado de tempo e podem ser encontradas em dois tipos. O primeiro é o sistema coletivo, que permite ligar a luz de alguns dos andares do prédio ou de todos os andares ao mesmo tempo. Já as minuterias de sistema individual ligam separadamente as lâmpadas de cada andar.
  • Sensores de presença só acendem quando detectam a presença de alguém. Esse acionamento da iluminação pode ser de três tipos: infravermelho, ultrassom ou dual. O infravermelho é extremamente sensível ao calor humano. Já o ultrassom emite ondas que se rebatem de volta para o sensor, acionando o dispositivo e ligando a iluminação. O sensor dual combina os dois tipos anteriormente citados.

Lâmpadas fluorescentes vs. lâmpadas de LED

A lâmpada fluorescente proporciona um consumo muito menor em relação ao das incandescentes, e por isso é largamente utilizada em condomínios. Mas lâmpadas de LED têm dominado o mercado, porque conseguem ser ainda mais econômicas.

Estude o custo-benefício das lâmpadas de LED — algumas chegam a custar cinco vezes mais caro do que as lâmpadas comuns! Ainda assim, sua vida útil é grande e podem ser um bom investimento para o seu prédio.

Pinturas de cores claras

Pintar áreas comuns do condomínio com cores claras pode ajudar na sua economia. Isso porque cores claras criarão um espaço mais iluminado, muitas vezes dispensando o uso de iluminação artificial durante o dia.

Economize água para economizar energia

Para que a água suba para os apartamentos do prédio, é necessária uma bomba, acionada com energia elétrica. Por isso, economizar água pode significar economia de energia. Faça um consumo consciente e evite desperdícios dentro do seu apartamento.

2 thoughts on “ECONOMIA DE ENERGIA EM CONDOMÍNIOS

  • Jessica Silva20 de outubro de 2016 at 16:17

    Ótimo artigo, bastante esclarecedor, vou começar a seguir mais esse site!!! Muito Obrigada !!! 😀

    Reply
  • Conrado30 de novembro de 2016 at 20:12

    Interessante.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *