Slide toggle

á falamos aqui em nosso site, sobre alguns pontos que podem contribuir para colocar as contas do condomínio no verde. Boas ações, investimentos e um bom nível de adimplência são essenciais para deixar o condomínio de bem com as contas. Já sabemos o que pode ser feito para melhorar a situação financeira do condomínio, e o que não pode ser feito? Confira os 5 pontos que contribuem para que o condomínio entre no vermelho e que, claro, devem ser evitados no condomínio.

  • Alta taxa de inadimplência:Esse é um dos pontos principais. Um condomínio só pode ser bem gerido se tiver condôminos que mantém o pagamento das taxas condominiais em dia. Vale lembrar que a receita principal do condomínio é justamente o montante proveniente das contribuições mensais dos moradores. Se os condôminos não pagarem suas taxas devidamente e sem atrasos, fica muito mais difícil gerir as contas, o que pode acabar por atingir todos os outros moradores.
  • Altos preços dos fornecedores de produtos e serviços:Um ponto que depende mais da administração em si do que dos moradores do condomínio é cotação de produtos e serviços oferecidos por terceiros para a administração ou manutenção do condomínio. Antes de autorizar ou realizar uma compra, é necessário realizar cotações afim de procurar, além do melhor produto, o melhor preço.
  • Contas de água, energia e gás:gasto de água nos condomínios
  • Um ponto com o peso de três. Além de ser uma questão de bom senso, economizar água e energia contribui para uma maior sustentabilidade no condomínio e na natureza. Gastos excessivos devem ser monitorados não somente pela administração interna do condomínio, mas policiados também pelos vizinhos, familiares, responsáveis pela manutenção do condomínio, porteiros, zeladores, etc.
  • Despesas desnecessárias: Alguns produtos e serviços são comprados ou contratados para o condomínio mesmo que a estrutura, a administração ou os moradores não estejam precisando. São os chamados gastos supérfluos que, além de em alguns casos serem extremamente inúteis, não apresentam melhoria alguma para a vida no condomínio. Alguns produtos, depois que comprados, simplesmente ficam lá, jogados em um canto, acumulando poeira e ocupando espaço, apenas. Antes de realizar qualquer compra para o bem do condomínio e benefício comum dos condôminos, é necessário pedir a aprovação da mesma junto aos moradores, de preferência em uma assembleia (por conta da votação e do quórum de moradores).
  • Corrupção no condomínio: corrupção nos condomínios
  • Este é um problema presente, infelizmente, de modo geral, em todo o país. Nem mesmo os condomínios conseguem escapar dos administradores corruptos, que dão o famoso “jeitinho brasileiro” para aproveitarem dos lucros no condomínio. Síndicos, conselheiros, consultores fiscais, entre outros, por vezes se aproveitam do seu cargo para colocar as mãos no dinheiro proveniente das contas do condomínio. Os moradores devem ficar atentos à qualquer movimentação estranha nas contas do condomínio. É direito dos moradores terem acesso às contas do condomínio, mesmo que seja em forma de um demonstrativo simples.

Se os itens acima forem evitados, dificilmente as contas do condomínio entrarão no vermelho. Cada um, síndico, conselheiro e morador pode fazer sua parte para melhorar a vida no condomínio e evitar o colapso das contas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *